A Baal17 – Companhia de teatro, está sediada em Serpa, distrito de Beja, Baixo Alentejo, desde o ano 2000, com o objetivo estrutural de fomentar o interesse das populações pela cultura, em geral e pelo teatro, em particular, interligando a Companhia com as escolas, a comunidade e as mais variadas entidades nacionais e internacionais. É subsidiada pela Câmara Municipal de Serpa, desde 2000, e financiada pelo Ministério da Cultura/Direção-geral das Artes, desde 2004.
Aborda o teatro como uma poderosa ferramenta de intervenção artística, pedagógica e social, capaz de promover a consciencialização, a participação, a capacitação e o empoderamento dos cidadãos e das comunidades – ingredientes fundamentais da capacidade coletiva de responder a dinâmicas de uma sociedade em rápida e permanente mudança.
Inerente a esta forma de pensar e fazer teatro está a relação com o seu território principal de intervenção – concelho de Serpa e Margem Esquerda do Guadiana -, cuja característica mais marcante é a baixa densidade populacional (com tudo o que isso implica, da escassez de público à escassez de oferta). Neste sentido, a Companhia assume a responsabilidade de implementar e consolidar um modelo de projeto artístico (pedagógico, económico e social) que aborda a criação artística numa lógica copulativa e holística, procurando tirar proveito e valorizar as vantagens do diálogo entre diferentes identidades.
Assenta o seu projeto artístico em três linhas de ação gerais:
- CRIAÇÃO de espetáculos de teatro
- PROGRAMAÇÃO cultural: NNN – Noites na Nora e Cenas de Novembro
- MEDIAÇÃO de públicos: Programa Teatro Educação e Comunidade e Projeto CA – Cultura Viva