CA – Cultura Viva

CA – Cultura Viva, pretende ser uma plataforma multidisciplinar de produção, criação e difusão culturais e artísticas que acredita no potencial de transformação social da cultura e da arte e se assume como instrumento de sustentabilidade do território.

O projeto CA – Cultura Viva materializa-se na requalificação de um edifício no Centro Histórico de Serpa (classificado como Conjunto de Interesse Público) e contíguo ao Espaço Nora, onde a Companhia desenvolve, desde 2000, o NNN-Noites na Nora. O local sede do projeto encontra-se em recuperação, sendo que, numa primeira fase do projeto, se pretende fazer a ligação (física e cultural) entre o Espaço Nora, o Centro Artístico, o Aqueduto e as Muralhas da cidade (monumento nacional) o que, numa fase posterior, permitirá a criação do Quarteirão das Artes.

Todavia, o CA – Cultura Viva é muito mais do que um edifício. O que lhe dá substância é o propósito de pensar o presente e agir para o futuro, dialogar com outros criadores e com a comunidade e explorar as riquezas que advêm desta aproximação. Neste sentido, acolhe residências de criação artística, tertúlias, conversas, ensaios abertos, formações e workshops e implementa o projeto Impacto – Rede de Sustentabilidade no Teatro.

 

Residências artísticas 2025 

O acolhimento de residências artísticas CA – Cultura Viva tem como objetivo fomentar a criação e o desenvolvimento de projetos artísticos, em particular o trabalho de novos criadores e/ou de criadores que não possuem espaços de criação. Pretende-se igualmente, que estes acolhimentos sejam momentos de vivência/partilha entre criadores, estrutura e a cidade.

"Uma coisa de sangue", Maratona Ass. Cultural

"(Des)Teceres", a.m.o.r

"Tempos de cólera", Teatrão e teatromosca

"Monstra", Coline Gras

"O filme que a Dixney nunca fez", Lobby Teatro