Destaques/Notícias

Arrancou mais uma edição do projeto Cuida-te+, um programa desenvolvido pelo IPDJ e implementado pela @baal17_teatro e a @krisalidateatro  através de sessões de Teatro-debate por todo o país que visam a promoção da saúde juvenil e dos estilos de vida saudável.

Antes de seguirmos em digressão pelas escolas, associações e municípios de Portugal, a  Baal17 marcou presença nas turmas de 9º ano dos Agrupamentos de Escolas n.º 1 e nº 2 de Serpa.

Próximas paragens Beja e Borba. 

#Baal17 #IPDJ #krisálida #teatrodebate #saudejuvenil #comportamentosaudável
Começa já daqui a pouco, às 21h30, a última apresentação de AMOR E FORMIGAS, igualmente com sessão ESGOTADA. 

O espetáculo da dupla @doisartistasclandestinos acontece no âmbito do projeto CA - Cultura Viva, futuro Centro Artístico da Baal17, em Serpa. 
Apoios: #fundacaocaloustegulbenkian #fundacaogda #baal17

Fotografia _ @zieglerfabrice /Baal17
ESTREIA

Uma casa, uma instalação clandestina, uma janela sem cortinado e uma porta para um sonho. 

"Amor e formigas", estreia a 19 de Setembro, às 21h30, no CA - Cultura Viva (Rua de Nossa Senhora), em Serpa, e mantém-se em cena nos dias 20 e 21. A lotação é limitada pelo que aconselhamos a reserva de bilhetes através do 961363107.

Amor e formigas é uma criação de Dois.Artistas.Clandestinos a partir das vivências dos casais na clandestinidade durante a ditadura fascista em Portugal.  Estreia em Serpa no âmbito do projeto CA- Cultura Viva, da Baal17. 
O projeto CA - Cultura Viva tem sede no futuro Centro Artístico da Baal17 e assume-se como uma plataforma multidisciplinar de produção, criação, difusão culturais e artísticas que acredita no potencial de transformação social da cultura e da arte e se assume como instrumento de sustentabilidade territorial. 

Apoios #fundacaocaloustegulbenkian #fundacaogda #baal17 
Fotografia _ Fabrice Ziegler/Baal17
AMOR E FORMIGAS
19, 20 e 21 de set. 2024 
21h30

Reservas: 961363107
doisartistasclandestinos@gmail.com

_________________________________________
Ele e Ela são um casal. Ela é Laura, Marta, Leonor, Rita, Maria Helena, Santos e já foi também Beatriz. Ele é Dinis e também Manuel, João, Abel, Soares, Duarte, Nelson, e também Alex.
Laura e Dinis tornaram-se um casal quando os juntaram numa casa clandestina. Nunca se teriam conhecido se não partilhassem o mesmo desejo: tornar o mundo mais justo. Nunca se teriam fechado numa casa, cortado laços familiares, mudado de nome, palmilhado Alentejo e meio de bicicleta se não fosse pela convicção de que é possível fazer parte da mudança. Se não fosse a capacidade de sonhar nunca se teriam tornado Ele e Ela e este espetáculo não seria possível.
A história de Laura e Dinis não é real, mas encerra em si outras histórias mais ou menos parecidas, todas elas verdadeiras, e reais, de pessoas que mergulharam na clandestinidade para poder lutar e resistir contra a ditadura do Estado Novo.
Na clandestinidade não se vai sempre pelo mesmo caminho, mas vai-se rumo sempre ao mesmo destino: o de um outro mundo possível.
_________________________________________
Um acolhimento da Baal17 – Companhia de Teatro no âmbito do projeto CA- Cultura Viva, uma plataforma multidisciplinar de produção, criação, difusão culturais e artísticas que acredita no potencial de transformação social da cultura e da arte e se assume como instrumento de sustentabilidade territorial.
 _________________________________________
contactos_ doisartistasclandestinos@gmail.com
instagram_ https://www.instagram.com/doisartistasclandestinos/
tik-tok_ https://www.tiktok.com/@dois.artistas.cla?lang=pt-BR

#Baal17 #CAculturaviva #dgartes #teatro #serpa #cultura #fundacaocaloustegulbenkian #doisartistasclandestinos

🌵 Os ensaios continuam e a tensão aumenta! Falta muito pouco tempo para anunciarmos a grande estreia! Está preparado? ☁️ O famoso frame do filme "O bom, o mau e o vilão" de Sérgio Leone em duelo com a nossa Sombra Deliciosa 👀 "𝖲𝖺𝗇𝗀𝗎𝖾, 𝖲𝗎𝗈𝗋 𝖾 𝖯𝗂𝖼𝗈𝗌" 𝖾́ 𝗎𝗆𝖺 𝖼𝗈𝖼𝗋𝗂𝖺𝖼̧𝖺̃𝗈 𝖾𝗇𝗍𝗋𝖾 𝖺 Alma d'Arame 𝖾 𝖺 𝖡𝖺𝖺𝗅𝟣𝟩 #sanguesuorepicos #cocriação #almadarame #baal17 #municipiomontemoronovo #serpaterraforte #republicaportuguesa #dgartes #descampado

🌵 Está conectado? 🎧 A composição musical do João Bastos, inspirado no universo de Sergio Leone e Ennio Morricone, traz uma ideia mais clara do que podemos esperar deste espetáculo. Ainda estamos em experimentações, mas está garantida uma imersão no universo dos western. Contamos consigo? ☁️ "𝖲𝖺𝗇𝗀𝗎𝖾, 𝖲𝗎𝗈𝗋 𝖾 𝖯𝗂𝖼𝗈𝗌" 𝖾́ 𝗎𝗆𝖺 𝖼𝗈𝖼𝗋𝗂𝖺𝖼̧𝖺̃𝗈 𝖾𝗇𝗍𝗋𝖾 𝖺 Alma d'Arame 𝖾 𝖺 𝖡𝖺𝖺𝗅𝟣𝟩 #sanguesuorepicos #cocriação #almadarame #baal17 #municipiomontemoronovo #serpaterraforte #republicaportuguesa #dgartes #descampado

Domingo,dia 21 de abril, em S. João da Madeira.

“SER OU NÃO SER, EIS UMA BELA QUESTÃO”, Shakespeare no 1.º ciclo de Serpa “Ser ou não ser, eis uma bela questão” é uma atividade da Baal17 junto de todos os alunos do 1.º ciclo do concelho de Serpa. As sessões começaram esta semana e, nesta primeira aproximação à obra de William Shakespeare, os alunos conheceram os Montéquios e os Capuletos, duas famílias rivais, separadas pelo ódio. Na próxima sessão conhecerão Romeu Montéquio e Julieta Capuleto, os apaixonados que acabam por não conseguir resistir ao ódio que os separa, mas cujo amor perdurará para além da morte. Em “Ser ou não ser, eis uma bela questão”, para além da aproximação ao (possivelmente) maior dramaturgo da História, os alunos têm a possibilidade de usar o Teatro como fonte de descoberta, experimentação e desenvolvimento pessoal e uma arena privilegiada para reflectir sobre questões da Humanidade. “Ser ou não ser, eis uma bela questão” integra o Projeto Shakespeare, um projeto a dois anos que culminará em 2025 com a criação de um grande espetáculo de Teatro com a Comunidade. A Oficina de Teatro de Serpa é o grupo nuclear do projeto e já ensaia a primeira versão do espetáculo a partir da obra do autor que estreará em Serpa, em novembro de 2024, e do qual daremos novidades entretanto. Fotos_Rolando Galhardas/ Baal17 nas Eb1 de Vila Verde de Ficalho e A-do-Pinto