Destaques/Notícias

Novembro já acabou, e com ele o 10º Cenas de Novembro.

Este ano recebemos no palco do Cineteatro Municipal de Serpa sete espetáculos de companhias de teatro com várias estéticas e de variadas geografias. Vieram de Coimbra, Maia, Évora, Vila Nova de Santo André, Lisboa ou Sintra, sem esquecer a cidade que nos acolhe, Serpa, com a Oficina de Teatro de Serpa e com elas trouxeram reflexões sobre a guerra colonial, a vida e obra de Florbela Espanca, passando pela dramaturgia de Shakespeare ou o drama dos refugiados de guerra contado sem palavras através da fisicalidade dos atores. 

Houve ainda tempo para a estreia e apresentação a todos os alunos do 1.º ciclo de "Bang", espetáculo para a infância criado por Carolina Serrão, vencedora do projeto SALTO 2024, chamada pública da Baal17 para jovens encenadores. A todos os protagonistas - no palco, na plateia, nas entidades que nos apoiam, nas escolas e na comunidade - que fizeram acontecer mais um Cenas de Novembro, o nosso muito obrigada.

Em jeito de agradecimento ficam alguns dos momentos que fizeram parte deste 10º encontro de teatro. Para o ano voltamos com mais Cenas de Novembro, porque "Em Serpa há teatro!"

@teatrao , @teatroartimagem , @teatromosca_ , @hiperion_projeto_teatral , @cendrev.teatro , @etercultural , Associação Ajagato  @carolinaserrao__
DOMINGO, dia 24, às 16h00, no Cineteatro Municipal de Serpa, ESTREIA "BANG", coprodução Baal17 e Carolina Serrão no âmbito do projeto SALTO 2024. O espetáculo tem LOTAÇÃO LIMITADA pelo que aconselhamos a reserva de bilhetes através do 961363107 ou geral@baal17.pt.

"BANG" apresenta-se depois em exclusivo para os alunos do 1.º ciclo de Serpa
🗓️ 25 NOV. I 14H15
🗓️ 26 NOV. I 10H30 E 14H15
🗓️ 27 NOV. I 10H30 E 14H15

Já pensaste como era o mundo antes de inventarem o chocolate? Houve um dia em que alguém percebeu que a semente da planta do cacau podia ser misturada com outros ingredientes e daria o chocolate. E agora nem conseguimos imaginar o mundo sem ele, não é? 
Como é que não conseguimos imaginar? E como é que conseguimos imaginar? Onde está afinal a nossa imaginação? 
Será que toda a gente tem imaginação? Será que todas as pessoas são criativas? Mas calma… Criativo vem de criatividade… Criatividade e imaginação são a mesma coisa? Serão? 
Neste espectáculo propomos uma viagem pela imaginação, passando pela criatividade. Inspiradas pelo livro Como ver coisas invisíveis, criámos o baú da imaginação, onde guardamos todas as coisas que fomos e somos, todas as coisas que vimos e ouvimos, tudo o que sentimos,  todos os livros que lemos… Quando abrimos o baú, BANG! começamos a imaginar…

Criação: Carolina Serrão I Cocriação e interpretação: Carolina Cunha e Costa e Cuca M. Pires  I Cenografia e Figurinos: Carolina Serrão, Carolina Cunha e Costa e Cuca M. Pires I Desenho de som: António Oliveira I Desenho de luz: Filipe Seixas I Apoio musical: Beatriz Almeida e Miguel Galamba I Fotografia_Fabrice Ziegler I Operação som: Sofia Estriga I Voz off: Gracinda Mangas, Conceição Paixão, Amália Bráz, Maria Cândida Camões, Encarnação Soeiro, José Reis, Domingos Santos, Carlos Pestana, Lurdes Silva, crianças do 1.º CS, 2.º BS, 3.º AS, 4.º BS da Escola Básica Abade Correia da Serra de Serpa I Produção: Baal17
Estamos quase a abrir as portas para esta que é a última sexta-feira do 10º Cenas de Novembro. 
De Santo André recebemos no Cineteatro Municipal de Serpa  a Associação Ajagato com o espetáculo “UNE HISTOIRE VRAIE”.
 
🗓️ hoje! sexta-feira, dia 22 Nov.
⏱️ 21h30
⏳ 90 mn I M/12 anos 

Até já!

Público em geral: 5 euros
Maiores de 65 e menores de 25 anos: 3 euros
ℹ️
https://baal17.pt/_www/cenas-de-novembro/
Reservas: geral@baal17.pt
284549488 I 961363107
Baal17 - Companhia de Teatro️ Updated their cover photo. Há 4 semanas

Equipa Baal17 - Companhia de Teatro Dia Mundial do Teatro 2025 "Poderá o teatro ouvir o pedido de SOS que os nossos tempos estão a enviar?" A pergunta é lançada por Theodoros Terzopoulos, encenador e pedagogo grego, autor da Mensagem do Dia Mundial do Teatro 2025, que se comemora hoje, dia 27 de março. Ao longo da Mensagem o autor levanta esta e outras questões que nos perguntam qual pode ser o papel do Teatro num "mundo de existências robotizadas dentro de um sistema totalitário de controle e repressão". Não há respostas definitivas ou absolutas para esta e outras questões. Aliás, "O teatro existe e perdura graças a perguntas por responder". Que continuemos a ter coragem de (nos) questionar, hoje e sempre. Viva o Teatro! Mensagem do Dia Mundial do Teatro aqui: https://www.estc.ipl.pt/noticias/mensagem-do-dia-mundial-do-teatro-2025 .

Depois da Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Serpa, hoje, foi a vez dos alunos da Escola Abade Correia da Serra receberam a "doutrina" DEUS, PÁTRIA E TIK TOK. Nos dias 25 e 26 será a vez da Escola Secundária de Serpa receber esta conferência humorística que discute com humor o branqueamento do fascismo em Portugal e o proliferar dos discursos populistas. O espetáculo da dupla DOIS.ARTISTAS.CLANDESTINOS foi construído em Serpa, em 2024, com o apoio da Baal17 - Companhia de Teatro no âmbito do acolhimento de residências de criação artística do projeto CA – Cultura Viva. Em DEUS PÁTRIA e TIK-TOK dois palestrantes, um lema salazarista e uma rede social encontram-se numa sala. Estão lançadas as bases para uma conferência à moda antiga. Dois conferencistas com curriculum duvidosos, percorrem Portugal para divulgar uma petição que pretendem levar à Assembleia da República e apresentar um vasto projeto que devolverá Portugal aos portugueses. Mostram que dificilmente houve fascismo em Portugal, que a ditadura foi um lugar de progresso e que há uma necessidade de novos projetos que promovam o Ser Português. Sempre com humor. Porque o assunto é sério. Muito sério.

Queremos agradecer à Rosa Sininho por ter vindo assistir a “A Horda” e por ter partilhado a sua experiência através deste incrível vídeo! É gratificante ver como o espetáculo ressoa no público e gera reflexões. A arte vive da partilha, e é um privilégio poder criar este encontro com vocês! 📌 Se ainda não viu “A Horda”, junte-se a nós nas próximas apresentações! Até dia 22 de Março, de quarta a sábado, a não perder, n'a bruxa TEATRO. ☎ reservas 266 747 047 // abruxateatro@gmail.com "A HORDA", de Rodolfo Santana, é 𝗎𝗆𝖺 𝖼𝗈-𝖼𝗋𝗂𝖺𝖼̧𝖺̃𝗈 𝖾𝗇𝗍𝗋𝖾 𝖺 a bruxa TEATRO e a Baal17 - Companhia de Teatro. ©️Rosa Sininho #cocriação #serpaterraforte #evoraportugal #republicaportuguesa #dgartes #descampado #AHorda #Teatro #RodolfoSantana #Baal17 #aBruxaTeatro #Cultura #EstreiaEmÉvora #ArtesPerformativas