COPRODUÇÃO BAAL17 E CAROLINA SERRÃO – PROJETO SALTO 2024 *
24 NOV I 16H00
Já pensaste como era o mundo antes de inventarem o chocolate? Houve um dia em que alguém percebeu que a semente da planta do cacau podia ser misturada com outros ingredientes e daria o chocolate. E agora nem conseguimos imaginar o mundo sem ele, não é?
Como é que não conseguimos imaginar? E como é que conseguimos imaginar? Onde está afinal a nossa imaginação?
Será que toda a gente tem imaginação? Será que todas as pessoas são criativas? Mas calma… Criativo vem de criatividade… Criatividade e imaginação são a mesma coisa? Serão?
Neste espectáculo propomos uma viagem pela imaginação, passando pela criatividade. Inspiradas pelo livro Como ver coisas invisíveis, criámos o baú da imaginação, onde guardamos todas as coisas que fomos e somos, todas as coisas que vimos e ouvimos, tudo o que sentimos, todos os livros que lemos… Quando abrimos o baú, BANG! começamos a imaginar…
Criação: Carolina Serrão I Cocriação e interpretação: Carolina Cunha e Costa e Cuca M. Pires I Cenografia e Figurinos: Carolina Serrão, Carolina Cunha e Costa e Cuca M. Pires I Desenho de som: António Oliveira I Desenho de luz: Filipe Seixas I Apoio musical: Beatriz Almeida e Miguel Galamba I Operação som: Sofia Estriga I Voz off: Gracinda Mangas, Conceição Paixão, Amália Bráz, Maria Cândida Camões, Encarnação Soeiro, José Reis, Domingos Santos, Carlos Pestana, Lurdes Silva, crianças do 1.º CS, 2.º BS, 3.º AS, 4.º BS da Escola Básica Abade Correia da Serra de Serpa I Produção: Baal17
Classificação: M/6 anos Duração: 60 mn
* O PROJETO SALTO materializa-se numa open call da Baal17 destinada a jovens encenadores. Teve início em 2023 e tem como fundamentos: a responsabilidade que a Baal17 assume, enquanto estrutura de criação com apoio público consolidado, para com os jovens criadores em início de carreira; a necessidade que a Companhia tem de garantir uma oferta que, tão continuamente quanto possível, abranja todos os tipos de público. Neste sentido, o público-alvo do espetáculo teatral a ser produzido, no âmbito deste projeto, é definido à priori. Em 2024, a open call foi especifica para projetos de encenação dirigidos à infância.
A Baal17 pretende também fomentar, junto dos criadores que estão a começar o seu percurso, uma forma de criação artística que valoriza e se propõe a contribuir para o desenvolvimento de uma região.