Um encontro entre a comunidade e a intemporalidade de Shakespeare.
Dias 26, 27 e 28 de setembro, às 21h00, no Espelho de Água, junto ao Mercado Municipal de Serpa.
Reservas aconselhadas. Lotação limitada aos lugares existentes.
Bilhetes em https://baal17.bol.pt/ ou 969 320 575
O PROJETO SHAKESPEARE é uma produção da Baal17, a partir da obra de William Shakespeare, que envolve a Baal17, a Oficina de Teatro de Serpa e a comunidade local. Em palco, artistas profissionais e amadores, associações, novos e velhos. Dezenas de pessoas unidas em torno das estórias contadas por aquele que é, provavelmente, o dramaturgo mais reconhecido da história do Teatro. As que falam das grandes questões universais, mas também as que sublimam as imperfeições ou as virtudes do indivíduo.
Nesta estória, um grupo de pessoas que se junta porque quer fazer teatro, estrebucha para encontrar um caminho por entre o labirinto que é a obra de Shakespeare. Como escolher uma peça? Quando se começam a formar fações, será possível seguir em frente em coletivo? Será possível seguir em frente sem ser em coletivo? O que desejar do futuro? Atores e personagens, ficção e realidade misturam-se cada vez mais à medida que a ilusão, a fantasia, a exuberância, a beleza, o caos e o amor, a utopia invadem o palco.
Que este chão seja sempre palco de novas oportunidades de sonharmos em conjunto.
De desejarmos outros mundos, falhando pelo caminho, claro está, falhando mais, falhando melhor.
Somos todos feitos da mesma matéria de que são feitos os sonhos; e isso é quanto basta.
SOBRE O PROJETO
Seguindo a lógica de outros espetáculos, feitos com e pela comunidade, como “Camino Real” (2018) e “Ruptura” (2020/21), o PROJETO SHAKESPEARE organizou-se em três fases de criação.
A primeira fase terminou em novembro de 2024 com a apresentação de Projeto Shakespeare – Todos menos o Ricardo e foi protagonizada pela Oficina de Teatro de Serpa, a que se juntaram, na reta final, alguns membros da comunidade.
A segunda fase incluiu uma convocatória à participação do movimento associativo do concelho de Serpa e procurou ativar pessoas dentro dos grupos/associações/colectivos e culminou em junho de 2025 com um ensaio aberto à comunidade onde se deu a conhecer o processo de ensaios da criação e a possibilidade de questionar o encenador e a equipa, sugerir este ou aquele desenvolvimento. E, claro, pretendeu-se incutir “o bichinho”, a vontade de participar.
A terceira fase, que agora se apresenta, sai das quatro paredes do teatro e traz para o palco da democracia, a rua, um espetáculo que também é sobre Shakespeare. Dizemos também porque o mais conhecido dramaturgo da história foi principalmente pretexto para:
- Promover a criação cultural e artística / cidadania cultural da comunidade, provocando um deslocamento da relação de fruição para o da criação e da participação num processo criativo e colaborativo de construção de um espetáculo.
- Fortalecer a nossa capacidade colectiva de enfrentar o mundo.
- Trabalhar a partir do dissenso geracional, cultural e social dos participantes para chegar a um consenso criativo.
- Criar pontes e estreitar relações entre o movimento associativo do concelho de Serpa.
- Contribuir para o desenvolvimento estético e a qualidade de vida dos participantes.
- Aprender, partilhar e divertirmo-nos em conjunto!
GALERIA DO PROCESSO
Fotos_ Fabrice Ziegler e Adelaide Kaled





































Vídeos do processo
3,2,1 – Começa mais um ensaio!
Junta-te a nós!
Sessões de ativação
Os Benjamins e os Iniciados do Futebol Clube de Serpa tiveram treinos diferentes. Em vez de bolas houve balões de água, em vez de passes e domínios houve perucas e luvas de boxe.
Entre jogos e dinâmicas tudo pode ter a ver com Teatro, principalmente o brincar. A atividade teve como objetivo instigar o desejo à participação no PROJETO SHAKESPEARE, o espetáculo de teatro que a Baal17 está desenvolver com a Oficina de Teatro de Serpa e as comunidades.
A segunda fase do PROJETO SHAKESPEARE, com um elenco mais reduzido, terminou no dia 21 de junho com um ensaio aberto, às 19h00, Parque de Feiras e Exposições de Serpa – Pavilhão Multiusos.






