COPRODUÇÃO BAAL17 E MIGUEL MAGALHÃES NO ÂMBITO DO PROJETO SALTO 2025
Na pacata Vila Feliz todos têm o seu lugar. A Rosa no pão, o Chico nas flores, as vizinhas linguarudas têm lugar guardado no banco da mercearia… Até o Lobo Mau tem o seu lugar lá ao longe, sempre ao longe.Só o Pedro é que ainda não encontrou um lugar para si. Mas agora, que um inesperado acontecimento deixou a vila de pernas para o ar, agora talvez seja o momento certo para todos verem o Pedro brilhar.Telemóvel a gravar, um chapéu para o estilo… que comece: “O Pedro é que sabe”! Neste espetáculo, o Pedro é uma espécie de pastor dos tempos modernos, que conduz o seu rebanho onde quiser; um jovem contador de histórias divertido e talentoso… mas irresponsável.
E o Lobo? Ao certo ninguém sabe. Nunca ninguém o viu, tão pouco falou com ele. Mas todos sabem que é mau!
“O Pedro é que sabe!” é uma coprodução da BAAL17 com Miguel Magalhães, no âmbito do projeto SALTO, onde propomos uma visita ao tradicional conto do Pedro e o Lobo, contada sob um novo ponto de vista, mais moderno e atual.
Nele, desconstruímos a lógica do “bom” e do “mau” para abrir espaço à dúvida, à escuta, ao diálogo e à brincadeira.
Dirigido a crianças entre os 6 e os 10 anos, o espetáculo estreia a 24 de novembro, no Cineteatro Municipal de serpa, e será apresentado aos alunos do 1.º ciclo de Serpa, até dia 27. Antes da apresentação ao público, a equipa realizou sessões de medição juntos dos alunos com o objetivo de unir processos pedagógicos e artísticos e fomentar o pensamento crítico e a criatividade das crianças, a partir dos temas abordados no espetáculo — a mentira, o medo, o preconceito, a verdade e os boatos.



Encenação e Dramaturgia: Miguel Magalhães I Música Original: Ana Santos e Celina da Piedade I Criação e Interpretação: Carolina Carvalhais, Marisela Terra e Rui Westermann I Cenografia e Fotografia: Fabrice Ziegler I Marionetas: Miguel Magalhães I Figurinos: Maria Carolina, Miguel Magalhães e Rita Bragança I Desenho de Luz: Filipe Seixas I Produção: Baal17
